Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Compositor de Pernambuco vence duas seletivas da SP Exposamba

                           Gean Ramos mora numa aldeia indígena perto do rio São Francisco.
Um músico saiu do interior de Pernambuco para impressionar os júris da São Paulo Exposamba. Neste domingo (26) a canção "Joanas, Marias e Terezas", de Gean Ramos, foi selecionada para a próxima etapa da mostra. No sábado, ele já tinha sido classificado com a música "Deus Salve o Samba", que fez em parceria com a compositora Camila Magalhães. Nesta domingo ele se apresentou na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista.
Gean é de Jatobá, uma vila no sertão nordestino onde vivem apenas 3 mil pessoas. Mas ele nem mesmo mora dentro da cidade. "Eu vivo numa aldeia indígena que fica às margens do rio São Francisco. E carrego um pedaço muito forte da cultura pernambucana e popular dos povos dali. A cultura indígena é muito forte e tem também a influência do povo negro", disse ele.

A música selecionada neste domingo é uma prova da influência do nordeste nos sambas de Gean. Nela o compositor misturou o maracatu, ritmo musical típico de Pernambuco, com o samba. "Eu vi uma semelhança muito grande nos dois estilos, principalmente pela questão da percusão", explica.

Em "Joanas, Marias e Terezas", Gean faz uma homenagem às mulheres do Brasil. Incluindo a mãe dele, que o criou junto com 11 irmãos. "A minha mãe é índia e meu pai é filho de um negro com uma índia. A cultura que mais me influenciou foi a cultura indígena, que é onde eu moro e me relaciono".
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog do Adeilton 9599